Arrumando LG G3 (D855) com tela piscando e apagando

Com um LG G3 (D855) na mão com tela quebrada, levei a uma assistência técnica autorizada da LG para a troca, lá no Shopping Ibirapuera (uma lojinha chamada Celular Solution). Um dia após a troca de tela e 600 reais mais pobre, começaram os problemas: a tela começou a piscar e escurecer aleatoriamente, como se fosse algum mal contato, deixando o aparelho impossibilitado para o uso.

Enfim, já que eu estava na garantia do serviço, fui lá pedir que arrumassem e, para a minha surpresa, se recusaram! Disseram que o problema não era na instalação ou na tela, e que era um problema novo que (coincidentemente) começou a se manifestar exatamente um dia após eles mexerem no celular! Esse novo problema iria exigir um pagamento adicional de R$350,00 para a loja, já que teriam que trocar toda a placa mãe do celular. Na minha opinião, um absurdo, já que o celular estava funcionando perfeitamente quando levamos, com exceção de uma trinca da tela (minha esposa "sentou" no celular de leve e a tela trincou).

Brigamos e brigamos, notifiquei, e já estava com a papelada pronta para entrar na justiça. Porém, tendo em vista que a esposa está grávida e um processo pode ser um estresse muito grande e desnecessário, comecei a procurar alternativas para resolver esse problema com o celular (afinal, o grande objetivo é ter o aparelho funcionando novamente). 

Primeiro, perdi o medo e abri/desmontei o celular todo, para ter certeza que a assistência não deixou nenhuma conexão mal encaixada. Para fazer isso, segui esse tutorial do youtube:


Eu segui o tutorial até a parte de remoção da placa principal (ou seja, até os 00:48 segundos do vídeo). Remontei tudo a partir daí e liguei o celular e, NADA! Ainda estava com problemas de tela piscando. 

Pensei: a menos que a loja tenha sido sacana o suficiente para me vender uma tela com problema, com certeza foi um problema na hora da montagem da tela e que deixou algo fora de lugar. O problema na placa mãe, como a gerente da assistência técnica alegou que existia por conta da "queda" (não houve queda nenhuma) não poderia ser uma coincidência (não acredito em coincidências).

Enfim, já desistindo do processo e perdendo as esperanças de ter um telefone funcionando, resolvi dar uma garimpada na Internet e ver se alguma outra pessoa tinha problemas parecidos.

Depois de muita pesquisa, vi um caso parecido com um conselho um pouco estranho: colocar algum volume dentro do aparelho onde fica o conector da câmera, para "empurrar" a placa mãe do aparelho para baixo. Como no meu caso eu estou assumindo que houve cagada da assistência técnica na montagem na hora da troca de tela, resolvi tentar. 

Cortei um quadrado pequeno de borracha (essas borrachas escolares), com um volume suficiente para empurrar a placa para baixo e de modo a possibilitar que o celular fosse fechado, e coloquei em cima do conector da câmera, no ponto marcado na imagem abaixo:


Depois, fechei tudo e liguei o celular. Surpreendentemente, estou usando ele há algumas horas agora, e tudo parece normal.

Então, ficam aqui os meus dois conselhos antes de gastar dinheiro:

1 - Antes de pagar 600 reais em uma assistência técnica incompetente e que se recusa a dar a garantia prevista na lei para o consumidor, veja o que você mesmo pode fazer: na Internet tem muita coisa que pode resolver o seu problema. Agora eu vejo que poderia ter comprado o vidro apenas por um valor ridiculamente inferior e ter feito a troca eu mesmo -- não é nenhum "rocket science";

2 - Se o seu celular está piscando e escurecendo a tela (mas funcionando, de forma geral), é bem possível que haja um mal contato. Não acredite nessas asssistências que já empurram outros consertos como se fossem a única solução de algo que eles mesmos criaram. Tente a técnica da borrachinha, e veja se resolve o seu problema.

Enfim, não sei se só colocando a borrachinha o meu problema foi resolvido de uma vez, ou se é algo que vou ter que esperar pra ter certeza. Se houver alguma alteração e parar de funcionar de novo, deixo aqui um edit do post, ok?
 
Copyright © . Apê de Nerd