EeeBUNTU

Buenas! Depois de muito tempo utilizando o Xandros padrão do EeePC, resolvi deixar a preguiça de lado e instalar outro sistema operacional nele.


Fiz uma breve pesquisa, e fiquei em dúvida entre o EeeBuntu e o Ubuntu-eee, agora chamado de Easy Peasy, pois, além de parecidos, aparentemente não há um consenso sobre o melhor. Acabei por escolher o EeeBuntu, pois já contava como base o Ubuntu 8.10 há algum tempo, enquanto o Easy Peasy, em sua versão 1.0, acabou de migrar do 8.04, e, conforme depoimentos que li, poderia estar um pouco instável.



EeeUbuntu



A instalação do sistema foi bem simples, até mais do que eu esperava...


(i) Primeiro, baixei a imagem do site do EeeBuntu que mais se ajustava às minhas necessidades. Como utilizo o EeePC em conjunto com um monitor e um teclado, eu rarmente uso a telinha de 7", e ma versão mais completa seria essencial. Portanto, optei pela versão Standard. Se você utilizar praticamente o EeePC apenas, recomendo a versão NBR, e, se quer algo mais simples, use a minimal.


(ii) Utilizando um pendrive qualquer (o meu era de 4Gb, mas qualquer um acima de 1Gb está ok), preparei a instalação usando o programa UnetBootIn, muito simples e rápido. Aliás, este programinha serve para gerar pendrives bootáveis de qualquer instalação Linux!


(iii) Iniciei o EeePC, apertando diversas vezes o "Esc", e, depois, escolhendo o Boot pelo pendrive. A instalação foi bem rápida, sem qualquer tipo de problema.


Enfim, estou muito satisfeito com o EeeBuntu, que tornou meu EeePC num computador de verdade, retirando as limitações que eu via no Xandros. Recomendo muito!



EeeBuntu Standard



.:: Problemas?


Bom, é fato que sempre que se instalar um novo sistema operacional podem aparecer problemas. Ainda não tive muito tempo de uso para ver tudo o que deve ser arrumado, mas já encontrei meu primeiro obstáculo.


O EeeBuntu já vem, por padrão, com o compiz ativado, o que permite utilizar efeitos como a rotação de cubo e vários efeitos legais, bem como o Avant Window Navigator. Contudo, estranhamente, após configurar meu monitor externo para uma nova resolução, o Gnome deixou de carregar o compiz, retirando todos os efeitos e impossibilitando o carregamento do AWN. Googleando um pouco, descobri que é um bug da distribuição mesmo, causado pelas alterações que o Gnome faz quando salva o arquivo de configuração da resolução.


Para resolver, abri um terminal para editar o xorg.conf:


# sudo gedit /etc/X11/xorg.conf


E dentro do arquivo, comentei as linhas inseridas pelo Gnome, dentro da seção "Screen":



#    SubSection "Display"
#        Virtual    2080 1024
#    EndSubSection

Após esse ajuste, reiniciei o X com Ctrl+Alt+Backspace, ativei os recursos visuais no Gnome novamente, e voilá, tudo voltou a funcionar! Agora tenho um monitor externo, com teclado e mouse em uma resolução que prefiro (1280x1024), sendo que a tela do EeePC fica apagada, e, se retiro o monitor, a telinha do EeePC funciona normalmente. Ficou muito melhor que no Xandros, em que as duas telas ficavam acesas.


Ainda estou fuçando as novidades do meu novo sistema, e, se tiver mais algum caroço, posto aqui.


Abraços!




 
Copyright © . Apê de Nerd