LAG em vídeo no EEEBuntu

Desde que eu instalei o EeeBuntu, não tenho muita coisa a reclamar--sempre supriu muito bem as minhas necessidades.


Contudo, tive alguns problemas para rodar alguns vídeos, em especial os com resolução de alta definição (HD), que ficavam travando, com LAG no vídeo (embora sem problema no som). Aqui estava eu, tentando assistir um episódio de um anime (como todo semi-nerd faria... -_-') e nada, o que era bem frustante pra mim. Sempre considerei o hardware do EeePC razoável para ser uma estação multimídia básica, mas não tocar um simples videozinho de 200Mb, seria demais, não?


Eu tentei todas as combinações possíveis no VLC media player, o tocador multimídia padrão da distribuição, mas sem qualquer resultado. Então, navegando em fóruns sobre o assunto, cheguei à conclusão de que o MPlayer poderia resolver o meu problema. Abri o Synaptic, e instalei--decepção novamente, pois o vídeo continuava com um lag desgraçado!


Já sem esperanças, vi alguns comentários sobre o SMPlayer, que, em teoria, seria apenas mais um frontend que utiliza a base do MPlayer (que, aliás, já vem instalada no EeeBuntu). Incrivelmente, resolveu o meu problema!


Vou descrever agora como fiz a configuração dele:


(1) Abra o programa em Aplicações > Multimidia > SMPlayer e, após carregar o programa, aperte Ctrl + P para abrir o menu de configuração;


(2) Vá ao menu performance e, em loop filter, escolha a opção "Skip only on HD videos" (isso resolveu meu problema com o mkv problemático -- se tiver problemas em rodar outros vídeos, escolha a opção "Skip (Always)") e, em Sincronização, marque a caixa "Audio/video syncronization";


SMplayer-preferências


(3) Agora, clique na aba Cache, e, na opção "Cache for local files", digite o valor "9999";


SMplayer-preferências (cache)


(4) Abra o vídeo!


SMPlayer rodando!


Bom, como eu disse, foi assim que eu resolvi o meu problema. Se alguém aí souber de outro modo de utilizar o próprio VLC ou ainda como melhorar isso no MPlayer, só comentar! ;)


--edit


Esqueci de dizer: se você quiser deixar o SMPlayer como reprodutor padrão do tipo de arquivo que você abriu, basta clicar no arquivo com o botão direito, escolher "Propriedades" e, na guia "Abrir Com" (Open With), selecionar o SMPlayer:


Propriedades do video


Fazendo isso, todos os vídeos com o mesmo formato (no meu caso, mkv) abrirão no SMPlayer.

 
Copyright © . Apê de Nerd