Meu novo cliente Torrent: DELUGE!

Depois de usar o Transmission, Azureus, BitTornado, etc., e, insatisfeito com os clientes torrents para linux (Windows, indubitavelmente, uso o UTorrent), acabei me deparando com o Deluge.


Deluge


A interface dele é bastante parecida com o UTorrent, e posso dizer que estou bastante satisfeito com o seu desempenho.


Para instalar, digite no terminal:


$ sudo apt-get update


$ sudo apt-get install deluge-torrent


Depois de instalado, vamos à configuração. Ao abrir o cliente pela primeira vez, aparecerá um Wizard para a configuração. Eu preferi clicar em cancelar e arrumar tudo manualmente.


Com o programa aberto, e sem o Wizard, vá ao Menu Editar > Preferences.


Escolha onde salvar os arquivos baixados, ou deixe a opção de perguntar onde salvar. Ainda, defina onde ficarão armazenados os arquivos torrents. O Deluge oferece uma opção interessante, permitindo o download automático dos torrents que estiverem na pasta indicada, que, no meu caso, será muito útil em meu servidor, que sempre inicia o Deluge e pode ir baixando os arquivos sem que eu faça nada.


screenshot-preferencias-do-deluge


Sem seguida, abra a aba Rede e escolha a porta que o Deluge deverá usar. Lembre-se de liberar esta porta em seu firewall/roteador (geralmente basta um port forwarding, mas se tiver dúvida de como fazer isso, procure em uma página especializada como a Port Forward).


screenshot-preferencias-do-deluge-1


Por fim, no menu Largura de Banda, defina propriedades como o limite de download/upload. Se quiser deixar ilimitado, defina como -1 .


screenshot-preferencias-do-deluge-2


E pronto! Seu novo cliente de BitTorrent está funcionando!


screenshot-deluge



Se quiser deixar a inicialização do Deluge automática, juntamente com o sistema, basta, no EeeBuntu, por exemplo, ir ao menu System > Centro de Controle > Sessions e Adicionar uma nova entrada no Startup Programs:


screenshot-sessions-preferences



Clique em "Add" e configure a entrada com o comando "deluge":


screenshot-add-startup-program


E pronto! Só correr pro abraço! Até a próxima!

 
Copyright © . Apê de Nerd