Guia: Como montar uma "Central Multimídia" em seu apê - Parte 2 - Customizando o seu Rikomagic IIIS

Olá pessoal, tudo bom?

Como sabem, escrevi um primeiro post sobre "como montar uma 'central multimídia' em seu apê", descrevendo como comprar com alguns poucos dólares (e diretamente da China) todos os itens básicos para transformar a sua TV em uma SmartTV. Não leu? Então leia AQUI.

Se leu e seguiu o guia, provavelmente você tem uma SmartTV funcional, que acessa a internet e tudo o mais.  Obviamente, fiz o tutorial alguns meses atrás e hoje existem versões mais novas do MiniPC que indiquei (Rikomagic IIIS). Cabe a cada um pesquisar o modelo que julgar conveniente na hora de comprar.

Enfim... Se assim como eu você não fica satisfeito em ter aquela versão básica que veio com o equipamento, veio ao lugar certo! Existem na internet algumas versões customizadas do Android, sendo algumas largamente utilizadas em miniPCs como o Rikomagic IIIS. Neste tutorial, vou mostrar como instalei no meu Rikomagic IIIS uma versão customizada do Android, chamada NEOTV CR.

.:: Instalando a ROM customizada NEOTV CR no Rikomagic IIIS.

Antes de qualquer coisa, fica aqui o meu disclaimer: A decisão de seguir ou não as instruções/recomendações aqui expressas fica por sua conta e risco, e não assumo qualquer responsabilidade por danos ou prejuízos sofridos com a utilização das informações aqui dispostas. Antes de tudo, uso este espaço como um arquivo pessoal para referência futura, e nada mais. 

Em qualquer caso, todas as informações constantes aqui foram testadas. Se tiver a cara, coragem e disposição, vamos em frente.

A NEOTV CR é uma ROM customizada desenvolvida por um dos Administradores do fórum freaktabs, com o nick neomode. Aliás, todos os créditos são dele, obviamente. O post completo do neomode é o seguinte, caso prefiram seguir diretamente: http://www.freaktab.com/showthread.php?5199-MK802III-S-New-Firmware-Android-4-2-2-NEOTV-CROM-2-0

Essa última versão do NEOTV CR traz a nova firmware 4.2.2 do Android, e está bastante atualizada.

Vamos à instalação da ROM customizada então:

Passo 1. Faça o download do pacote disponibilizado no post do neomode (www.freak-tab.de/neomode/mk802IIIS_NEOTV_CR_2_0_20130601.zip)

Passo 2. Desconecte TODOS os cabos do seu aparelho, e aperte o botão de Reset, que fica em um local bastante escondido no Rikomagic IIIS. Veja na figura abaixo onde fica o botão Reset, bem escondido:

Para apertá-lo, use um araminho (como aqueles das presilhas de sacos de pão de forma, descascado). Deixei ele pressionado e conecte o cabo USB (já conectado em seu computador, que deve ser Windows em princípio) na porta OTG do aparelhinho. Após, aguarde 3 segundos e solte o botão Reset. O Windows irá detectar o seu dispositivo e tentar instalar o driver.





Passo 3. Instale os drivers que estão dentro do pacote do neomode baixado. Se já não o tiver instalado, quando o windows der o aviso de que não foi possível instalar o dispositivo, instale manualmente o driver que está na pasta drivers do arquivo do neomode baixado. Escolha a sua versão (x86 ou x64 -- se não souber, provavelmente será o x86), e o sistema operacional (Windows 7, 8, etc.).

Passo 4. Vá até a pasta RKDevelop Tool que também está dentro do pacote, e inicialize o programa RKAndroidTool como Administrador (basta clicar no programa com o botão direito e selecionar esta opção).


Passo 5. O programa deverá mostrar no botão a seguinte frase: "Found RK..."

Passo 6. Pressione o botão "Run" e aguarde.


Passo 7. Após aparecer a mensagem "Ok", desconecte o Rikomagic do PC e o ligue à sua TV.

Passo 8. Aguarde o programa carregar. A primeira inicialização deverá demorar um pouco, cerca de 4 minutos.

E pronto! Você terá uma versão customizada do Android em seu Rikomagic IIIS. Se você teve a chance de usar um pouco a versão anterior, sentirá alguma diferença (positiva) nesta nova versão. Esta nova versão tem um launcher diferente, chamado AndroidTV. Vou fuçar um pouco ainda, mas dá pra perceber que tem muita coisa nova por aí...



Nos próximos posts darei mais algumas dicas para melhorar ainda mais a sua central multimídia.

Gostou? Deixei seus comentários abaixo. Até a próxima!



 
Copyright © . Apê de Nerd