Instalando o Wine corretamente em seu Ubuntu

O Ubuntu hoje é uma das distribuições Linux mais populares, com cada vez mais usuários. É fácil de usar, tem muitos recursos e é gratuito, como toda a boa distribuição Linux deve ser.

Contudo, é possível que você precise ou queira usar um programa que roda apenas no Windows, e fica então com um receio de migrar de sistema.

Vou neste post explicar como instalar o Wine em seu Ubuntu.

O Wine é um programa para linux que possibilita rodar programas do Windows. Simples assim. É, de fato, um projeto bastante antigo e bem maduro hoje, sendo possível rodar com tranquilidade muitos programas do Windows com perfeição.

.:: Instalando

Abra a Central de Programas do Ubuntu e procure por "wine" e por "winetricks" e instale os pacotes do wine, do carregador de programas windows no wine e do winetricks.



Alternativamente, digite o seguinte comando em um terminal para instalar os pacotes:
user@fourofakind:~$ sudo apt-get install wine winetricks

Após instalados, abra o terminal e digite no terminal o seguinte comando para abrir o winetricks:
user@fourofakind:~$ winetricks --gui

Você verá a seguinte janela. Selecione a opção "Select the default wineprefix" e, após, "Install a Windows DLL or component":



Na lista que se abrir, escolha as opções conforme as imagens abaixo, e aguarde a instalação.





Para rodar seu programa do windows no ubuntu, basta clicar com o botão direito no executável e clicar em "Abrir com" > "Carregador de aplicativos Windows Wine".

Até a próxima!

 
Copyright © . Apê de Nerd