Como rootear o Google Nexus 4

Vou aqui mostrar o passo a passo de como fiz para rootear o meu Google Nexus 4, que entendendo ser o jeito mais fácil hoje disponível na internet. Rootear o telefone te possibilita dar permissões ao Nexus para rodar alguns programas específicos, que não seria possível sem tais modificações.


ATENÇÃO: O procedimento aqui demonstrado pode trazer riscos ao seu aparelho celular, podendo até mesmo inutilizar o seu Nexus. Preparei o guia para referência futura apenas e, portanto, use as informações aqui por sua conta e risco.

1º PASSO ) Baixando os arquivos necessários e instalando o Nexus Root Toolkit

1) Entre no site do Wugfresh, desenvolvedor do Nexus Root Toolkit (NRT), e baixe o programa na seção de "Download" da página, neste link AQUI. Na data desse post, a versão do NRT mais recente é a 1.8.0.


2) Abra o arquivo baixado e instale o NRT em seu windows.


3) Uma vez instalado, escolha o modelo do seu aparelho (no meu caso, Nexus 4) e a versão de Android instalada nele (no meu caso, 4.4.2 - KOT49H). Caso não saiba a sua, vá em Configurações > Sobre o telefone > Versão do Android e também em Número da versão.



4) Uma vez escolhido modelo do seu smartphone e a versão do Android, o programa irá explicar como habilitar a Depuração USB em seu Smartphone. Para habilitar, vá até Configurações > Sobre o telefone e clique no campo Número da versão cerca de 7 vezes. Feito isso, será exibida uma mensagem de que as Opções do Desenvolvedor foram habilitadas. Agora, vá até Configurações > Opções do Desenvolvedor e habilite a opção Depuração USB.



5) Continuando a instalação, o NRT irá solicitar o download de um arquivo de imagem de boot e do TWRP (recuperação). Basta clicar em OK e aguardar.



6) Finalmente, o NRT estará instalado, e você verá a tela principal:



2º PASSO ) Instalando os drivers ADB

Esse talvez seja o passo mais complicado de todo o processo. Tive bastante dificuldade para fazer com que o meu windows reconhecesse corretamente o celular com os drivers ADB necessários e, portanto, vou mostrar como fiz isso.

A ) Removendo drivers antigos e resquícios

1) Na tela principal do NRT, clique no botão "Full Driver Installation Guide - Automatic + Manual". Você verá uma nova tela, com 4 abas (Step 1, Step 2, Step 3 e Help).

2)  Clique na aba Step 1, e você verá uma tela com dois botões. Clique no botão Launch Device Manager. A tela com os dispositivos instalados no computador deve aparecer.

3) Conecte o seu celular (com o modo Depuração USB habilitado, como explicado acima) e aguarde a instalação do dispositivo pelo Windows. Deve aparecer o seu Nexus 4 com um símbolo de exclamação, indicando que o dispositivo não está instalado corretamente. De qualquer forma, clique com o botão direito sobre esse item, e desinstale o dispositivo. Caso apareça uma mensagem perguntando se quer desinstalar o driver também, marque a caixa e confirme.

4) Clique no outro botão do Step 1, o Launch USBDeview. Na nova janela que abrir, clique com o botão direito e desinstale (uninstall) qualquer dispositivo que constar como (a) Android ADB Interface; (b) dispositivo USB Samsung; (c) driver USB Google; ou (d) outra coisa qualquer que lembrar o Nexus. Em particular, desinstale os dispositivos que tiverem no campo "Vendor ID" os códigos "18d1" ou "04e8". Ainda, localize no windows o Painel de Controle > Programas > Desinstalar um programa e desinstale quaisquer drivers ADB e/ou referentes ao Nexus 4.

5) Feitas as desinstalações, reinicie o computador.


B ) Instalando Drivers ADB

Essa é a parte mais "chata" da instalação e que pode apresentar maior dificuldade. No meu caso, fiz a instalação em um Windows 8, o que imagino tenha trazido mais problemas para concluir o processo. Vou indicar abaixo algumas opções, caso vocês enfrentem as mesmas dificuldades. Em qualquer das opções abaixo, você pode deixar a janela do Device Manager aberta (do botão que está no Step 1), para acompanhar a instalação.


B.1) Driver Solution #1

1) Vá para a aba Step 2 no NRT, e tenha a certeza de que o Nexus está em modo Depuração USB.


2) Sem conectar o Nexus no computador, clique no botão Universal Drivers e siga a instalação até o final.

3) Ao término, conecte o celular no computador e aguarde até o Windows reconhecer o dispositivo.

4) Agora, clique na aba Step 3 do NRT e selecione "Full Driver Test". Se tudo ocorrer bem, você deverá receber uma mensagem de sucesso após alguns testes que o NRT fará com o celular.

5) Porém, no meu caso, recebi uma mensagem de erro dizendo que não foram detectados os dispositivos ADB. Se for esse o seu caso, passe para a alternativa B.2 abaixo.



B.2) Driver Solution #1 (fail) -- instalando no bootloader também

1) Após seguir o passo B.1 acima e receber o erro, clique em Cancelar e inicie o seu smartphone em modo bootloader. Para fazer isso, desligue o aparelho e segure o botão de diminuir o volume junto com o botão de power. O Nexus entrará em modo bootloader.

2) Uma vez em modo bootloader, o computador irá novamente detectar o dispositivo e o instalará.

3) Clique mais uma vez no botão Universal Drivers e reinstale (repare) os drivers ADB.

4) Ao final da instalação, reinicie o Nexus 4 em modo normal e tente validar os dispositivos ADB no Step 3 mais uma vez. Se tudo der certo, você receberá uma mensagem de sucesso.

5) Mas... se for como eu, você também terá a mesma mensagem de erro anterior. E para resolver isso, só instalando outro driver ADB, o que nos leva para a alternativa B.3 a seguir.


B.3) Driver Solution #3 -- drivers Samsung

1) Se todas as alternativas acima deram errado, desinstale os drivers anteriores como demonstrado no item A acima e reinicie o computador.

2) Agora, no Step 2, selecione a opção Driver Solution #3 > Signed Drivers.

3) Uma janela com o arquivo do Samsung Drivers aparecerá. No meu caso, como estou no Windows 8, tive que clicar com o botão direito no arquivo e selecionar Propriedades > Compatibilidade e habilitar a compatibilidade para Windows 7.


4) Execute o arquivo do Samsung Drivers, seguindo a instalação até o final.


5) Após a instalação, conecte o Nexus em modo Depuração USB no computador e procure pelo dispositivo na janela do Devices Manager. Ache o dispositivo (que deve estar com uma exclamação), clique com o botão direito nele e escolha Atualizar Driver.


6) Selecione a opção Procurar software de driver no computador e, após, Permitir que eu escolha em uma lista de drivers de dispositivo no computador.



7) Escolha Android Device e aguarde o windows localizar o driver da Samsung. Depois, vá clicando em avançar.



8) Você receberá um aviso de que não é recomendável a atualização, mas clique em Sim para continuar a instalação.


9) E pronto, o driver está instalado.


9) Agora, você deverá reinstalar o driver novamente em modo bootloader. Desligue o Nexus sem desconectá-lo do computador, e segure o botão de diminuir o volume e o power ao mesmo tempo até que ele entre em bootloader.

10) Abra o Device Manager novamente, e repita os passos 5 a 9 acima.

11) Após tudo instalado, tente novamente verificar os driver clicando na aba Step 3 do NRT, e depois em "Full Driver Test". Se tudo ocorrer bem, você deverá receber uma mensagem de sucesso após alguns testes que o NRT fará com o celular.



3º PASSO ) Fazendo o Backup dos seus programas

Uma vez que os drivers ADB estão finalmente instalados em seu computador, é hora de preparar o telefone para o desbloqueio do bootloader (unlock) e o root propriamente dito. Como o unlock remove todas as configurações do Nexus, vamos fazer o backup do que for possível nesse ponto.

1) Abra a tela principal do NRT e clique em Backup;


2) Clique em "Create Android Backup File" sem marcar as caixinhas System apps+data nem Shared data. Vá dando OK conforme o programa perguntar, salvando o arquivo de backup na pasta sugerida pelo programa. No celular, autorize o backup (coloque uma senha se quiser para criptografar, mas não é necessário).



3) Faça o backup dos itens SMS (para salvar as mensagens) e Call Logs (histórico de chamadas) se quiser.


4º PASSO ) Desbloqueio do bootloader

1) Esse passo é necessário antes de realizar o root no Nexus 4. Conecte o Nexus 4 (com modo Depuração USB) no computador e, na tela principal do NRT, clique em Unlock.

2) Confirme a operação, e aguarde o programa dar o aviso de que o desbloqueio foi bem sucedido (ele fará o boot em modo bootloader automaticamente quando você clicar em SIM:



5º PASSO ) Rooteando

1) Finalmente, é hora de rootear o Nexus. Com o celular conectado (com modo Depuração USB) no computador, clique em Root na tela principal do NRT.


2) Clique em OK e aguarde o programa finalizar a instalação. Se tudo der certo, você deve ver a tela abaixo:


3) Para confirmar que o root foi bem sucedido, abra no seu celular o programa SuperSU e veja se ele está rodando corretamente.


4) Em seguida, abra o programa (também instalado pelo NRT) chamado Busybox. No Busybox, conceda permissões de root quando solicitado, e mude o caminho da instalação (will be installed to) para /system/xbin. Depois, clique em Install e aguarde o programa finalizar a instalação.


5) E pronto! O Nexus 4 foi corretamente rooteado.
 
Copyright © . Apê de Nerd