Como rootear o tablet Asus ME301T

Após alguma pesquisa na Internet, finalmente consegui rootear o meu Asus Memo Pad Smart 10 (ME301T). Mostrarei aqui como rootear o aparelho.



1º PASSO) Checando o seu firmware e fazendo o downgrade

1) Primeiramente, tenha certeza de que o seu tablet é realmente do modelo certo (ME 301T). Note que esse procedimento traz riscos e pode danificar permanentemente o seu tablet. Como sempre, não me responsabilizo pelo uso dessas informações, que são para arquivo e uso pessoal, apenas com intuito de divulgar a informação a quem tiver interesse assim como eu.

2) Agora, verifique a versão que está instalada no seu tablet, indo em Configurações > Sobre o tablet > Número da Versão. No meu caso, tenho a versão JOP40D.WW_epad-10.6.31-20130823. Note o "WW" no número da minha versão. Esse é o SKU do aparelho, uma espécie de código de área que o seu tablet possui. Dependendo do caso, o seu aparelho pode ser JP, US ou outro.


3) Vá ao site da Asus (AQUI) e baixe o firmware V10.6.1.25 para o seu SKU (WW, US, JP, CN ou outro, dependendo do passo de verificação que mencionei acima.


4) Após baixar o arquivo, descompacte uma vez e o renomeie para "EP201_1024_SDUPDATE.zip" e copie esse arquivo para a raiz do seu cartão SD. Note que você deve copiar o arquivo para a raiz do cartão SD, e não do dispositivo (/Removable/SDCard).

5) Desligue o tablet, insira o cartão SD e ligue o tablet segurando o botão de "power" e o botão de diminuir o volume ao mesmo tempo.

6) Finalmente, selecione "RCK" com o botão de aumentar o volume e aguarde... bastante. Uma tela informando que a atualização está sendo instalada aparecerá e, após, a tela da Asus com uma barra de carregamento.

7) Após o tablet reiniciar, vá em Configurações > Sobre o tablet > Número da versão, e ele deverá mostrar o número 10.6.25.


8) Agora, seu tablet já foi "downgradeado" e está pronto para ser rooteado.


2º PASSO) Rooteando

1) Uma vez que o seu tablet já foi "downgradeado", habilite a opção "Depuração USB", em Configurações > Opções do Desenvolvedor. Se essa opção não aparecer para você, aperte a opção "Configurações > Sobre o tablet > Número da versão" umas 8 vezes, e ele aparecerá. Conecte o cabo USB no computador.


2) Agora, baixe o ASUS Android USB Drivers, disponível nesse link: AQUI.

3) Descompacte o arquivo do ASUS Android USB Drivers, e abra em seu Windows o Painel de Controle > Hardware e Sons > Dispositivos e Impressoras > Gerenciador de Dispositivos. Procure pelo seu dispositivo, que deve estar com uma exclamação ou deve aparecer como ASUS Android Device > ASUS  Android Composite ADB Interface. Clique nesse item com o botão direito e clique em "Atualizar Driver".


4) Na próxima tela, escolha a opção Procurar software de driver no computador e, em seguida, clique no caminho que em que você descompactou os drivers da Asus.



5) Clique em Avançar e aguarde a instalação terminar.


6) Baixe e instale também a versão mais recente do pacote disponível nesse link (somente Windows): AQUI, que vai instalar o ADB (um prompt de comando) e do Fastboot, que é um programa que o ADB utilizará. A instalação é bem simples.


7) Baixe agora a versão mais recente do motochopper, disponível nesse link: AQUI. Após, descompacte o arquivo e localize o arquivo run.bat.

8) Rode o arquivo "run.bat", pressione enter e aguarde a instalação. Ao final do script, seu tablet estará rooteado.




9) Para checar se o root foi devidamente instalado, veja se o programa SuperSU está instalado e rode-o.




3º PASSO) Atualizando o sistema novamente

1) Observe que se você atualizar o sistema do tablet após fazer o root, o root será perdido. Para evitar isso, logo após rootear o seu tablet, vá até a Play Store e instale o aplicativo Voodoo OTA Rootkeeper.


2) Abra o aplicativo, e quando perguntado, conceda direitos de superusuário ao programa.


3) Faça o backup root clicando em Protect root e então clique em Temp. un-root (keeps backup). Isso salvará o seu root quando fizer o upgrade de firmware.



4) Finalmente, vá em "Configurações > Sobre o tablet > Atualização do sistema" e procure por atualizações. O Android deve (deveria) atualizar o sistema novamente para a nova versão. No meu caso, o sistema mostrou o tablet como atualizado e, conforme alguns relatos na Internet, às vezes demora mesmo para fazer essa atualização automática.

5) Após a atualização automática (pode demorar alguns dias), abra novamente o Voodoo OTA Rootkeeper e escolha a opção para restaurar o root.


:: Desbloqueando o Bootloader e instalando um Custom Recovery

Esse passo é opcional e não impacta a questão do root. Note que desbloquear o seu aparelho faz com que você perca a garantia de fábrica.

1) Faça o download do Unlocker AQUI, descompacte e copie o arquivo APK para a raiz do seu cartão SD. Após, instale o apk em seu tablet e rode o Unlocker. Siga as instruções aceitando e concordando com o que o programa solicitar, e o seu bootloader será desbloqueado. O computador reiniciará e você verá uma mensagem no canto superior esquerdo da tela dizendo que o dispositivo está desbloqueado.

2) Agora, baixe o TWRP .blob AQUI. Essa versão é a TWRP 2.5.0.0, que funciona com o bootloader do Android 4.2.1.

3) Conecte o seu tablet na saída USB do seu computador, e abra o Minimal ADB e Fastboot instalados anteriormente. Assim que o prompt aparecer, digite "adb devices" e pressione Enter. O seu tablet deve ser listado no programa. Se não aparecer, os ADB drivers provavelmente não foram instalados corretamente (tente reinstalar e reiniciar o Windows).


4) Digite agora "adb reboot bootloader" no prompt e pressione Enter. Aguarde o tablet reiniciar, e você verá a tela que aparece o RCK.

5) Após, digite no programa o seguinte: "fastboot -i 0x0B05 flash recovery " e deixe um espaço ao final do comando. Não pressione Enter ainda. Ao invés, localize onde você salvou o arquivo TWRP e o arraste para a janela de comando. Finalmente, pressione Enter.


6) Uma vez que todas as tarefas tenham sido concluídas, digite enfim "fastboot -i 0x0B05 reboot" e pronto! O tablet irá reiniciar e você deverá ter o TWRP instalado.


7) Para acessar o Custom Recovery, basta ligar o aparelho segurando o volume para baixo e o botão de power e, depois, apertar o volume para cima onde está escrito RCK. A tela do TWRP será mostrada, e ali você pode fazer backup do sistema, instalar ROMs customizadas, etc.




 
Copyright © . Apê de Nerd