Instalando o DD-WRT no roteador: TL-WR1043ND

Depois de algum tempo sofrendo com a minha rede em casa, decidi comprar um novo roteador. Após alguma pesquisa no google e sites de avaliação desses produtos, cheguei na minha mais recente compra: um Tp-Link TL-WR1043ND.

Esse roteador, apesar de não ser muito novo, foi bem avaliado no engadget há cerca de um ano atrás, e tem um preço bem amigável para os meus propósitos (além de ser bem mais potente que o xing-ling que tenho hoje). Após uma procurada em sites de informática, acabei optando por comprar no mercado livre mesmo, pagando um total de R$ 189,00 já com o frete.

Vou abordar aqui o passo a passo que pretendo seguir para configurar o novo roteador, passando pela instalação do DD-WRT e compartilhamento de arquivos no próprio roteador. O guia aqui é específico, mas tenho certeza de que é aplicável para outros modelos compatíveis com DD-WRT e que tenham funções similares. Note que o processo é algo extra-oficial, e ainda que seja seguro e testado, pode danificar o seu aparelho. Use as informações aqui por sua conta e risco, sendo certo que não me responsabilizo por quaisquer prejuízos decorrentes da utilização das informações aqui disponibilizadas.

.:: Visão Geral do TL-WR1043ND


  • Roteador sem fio
  • 802.11 b, g, n
  • WEP, WPA, WPA2
  • Yes
  • Dual-band
  • Externa (3 antenas, removíveis)
  • 10/100/1000 [Gigabit]
  • 4 portas


  • 1 saída (Storage/NAS)

.:: Desempacotando


O produto chegou em perfeito estado, e veio na seguinte disposição:



.:: Instalando o DD-WRT

Antes de tudo, é preciso baixar no site do DD-WRT os pacotes necessários para a instalação no roteador. Para tanto, acesse o site http://www.dd-wrt.com/site/support/router-database e digite o nome do seu roteador na caixa de pesquisa. Conforme o nome é digitado, você verá as opções disponíveis no site. No meu caso, digitei apenas "1043" e o nome do roteador já apareceu.


Como é a primeira instalação do DD-WRT no meu roteador, escolhi a versão "Webflash image for first installation" (arquivo factory-to-ddwrt.bin)

Para começar a configuração, retirei o adesivo que protege as portas do roteador, ignorando o aviso de rodar o CD antes de conectar os fios. Após, conectei as antenas, o fio de energia e o cabo de rede que acompanha o produto em uma das portas LAN do roteador (não na porta WAN), sendo a outra extremidade conectada na saída de rede do computador. Para fins de configuração do roteador e de forma a não ter conflitos com a minha rede interna, desabilitei o wi-fi do computador, ficando só com uma rede local entre computador e roteador.



Uma vez conectado o cabo de rede, acesse em seu browser o endereço do roteador, que vem descrito no manual do roteador. No meu caso, o endereço para a rede local do roteador era o 192.168.1.1 (e essa informação estava dentro do manual que veio no CD que acompanhava o roteador).

Ao acessar o endereço no browser, você verá a tela de login do roteador. Basta digitar os valores padrão que estão na etiqueta colada no roteador e/ou no manual.


Ao acessar a página do roteador, Vá até a guia "System Tools > Firmware Upgrade", e selecione ali o arquivo que você baixou no site do DD-WRT. Após escolher o arquivo, clique em upgrade, confirme a instalação e aguarde o seu roteador finalizar a instação.




Ao final da instalação, você deve observar uma mensagem de sucesso e o roteador reiniciará sozinho. Agora, basta acessar novamente o endereço do roteador para acessar a página do novo sistema em DD-WRT. No meu caso, o endereço estranhamente mudou para 192.168.11.1 ao invés de 192.168.1.1. Para descobrir o IP do seu roteador caso não seja o 192.168.1.1, digite "ipconfig" no prompt do MS-DOS ou ifconfig no terminal do seu linux, ou analise as informações da sua conexão para descobrir qual o endereço da rota padrão (gateway).


Ao acessar o DD-WRT pela primeira vez, você precisará definir um login e senha para a administração do roteador. Escolha as informações pertinentes e comece a configurar o seu DD-WRT.


E é isso: o DD-WRT está corretamente instalado. Em outro post, vou mostrar algumas configurações possíveis no DD-WRT.

Abraços














 
Copyright © . Apê de Nerd